quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Curiosidades diversas sobre futebol II
GOL em todas as línguas
Dizem que a linguagem do futebol é universal, mas cada povo tem seu modo peculiar de gritar gol. Confira as formas de comemorar pelos respectivos países:
But- Argélia, França, Gabão, Mali, Mônaco e Tunísia;
Maal- Dinamarca
Golo – Portugal;
Mal – Noruega e Suécia;
Tor- Alemanha e Austria
Gol- Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itália, Iugoslávia, México, Panamá, Peru, Romênia, Uruguai e Venezuela;
Goal –Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Camarðes, Canadá, Chipre, Coréia do Sul, Eire, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Irã, Islândia, Israel, Líbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Polônia, Senegal, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e União Soviética;
Taça Jules Rimet
Desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, a maior ambição de qualquer seleção é erguer a taça que coroa os melhores atletas de futebol do planeta. Para a primeira edição do Mundial, o então presidente da Fifa, Jules Rimet, sugeriu a criação de um troféu que levaria o seu nome. O escultor francês Abel La Fleur desenhou a taça, que simboliza a vitória com asas. Produzido de prata banhado a ouro, pesava 3,8kg com 35cm de altura.
Troféu Copa do Mundo
Com a conquista do tricampeonato mundial no México, em 1970, a Taça Jules Rimet tornou-se de posse definitiva do Brasil. Para a Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, a Fifa decidiu criar um novo troféu. Para tal finalidade, escolheu o escultor italiano Silvio Gazzaniga, entre 53 candidatos, para criá-lo. A Copa do Mundo mostra duas linhas que, da base, sobem em espiral para se abrirem e segurar o mundo, uma metáfora para o campeão. O objeto mais cobiçado do futebol mundial é de ouro maciço 18 quilates, pesa 4,97 kg e tem 36cm de altura.
O dia em que o futebol nasceu
O 26 de outubro de 1863 é apontado como o dia oficial da criação do futebol, um dos esportes mais praticado no mundo. Nesta data, ao término de seis reuniões na Freemason´s Tavern, em Londres, foi criada a The Football Association e, com ela, aprovadas as 17 regras do futebol. Antes, porém, já havia sido criado o primeiro clube de futebol. O Notts County, em atividade até hoje no futebol inglês, foi fundado em 1862.
Distâncias percorridas em campo
Um jogador profissional de futebol precisa ter fôlego de um verdadeiro fundista. Confira as distâncias percorridas, em média, por cada jogador, de acordo com a posição em campo:zagueiros - 10,1 kmmeio-campistas - 11,4 kmatacantes - 10,5 km
Primeiros jogos oficiais de futebol
Em 1866, foi realizada a primeira partida de futebol com a duração de uma hora e meia, entre as equipas de Londres e Sheffield. E, em 1872 , ocorreu o primeiro encontro internacional de futebol: a selecção da Inglaterra enfrentou o Queen´s Park, da Escócia, com a presença de 3.500 espectadores.
Criação da Fifa A fundação da Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA) aconteceu em 21 de maio de 1904, em Paris. Os sete membros fundadores da entidade são França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.
Dimensões do campo de futebol
Pelas regras, um campo oficial de futebol tem de ser retangular e deve ter um comprimento mínimo de 90 metros e máximo de 120 metros, enquanto que a largura deve ser de 45 metros no mínimo e de 90 metros no máximo. Em competições internacionais, o comprimento deve ser de 100 metros (mínimo) a 110 metros (máximo), com largura mínima de 64 metros e máxima de 75 metros. No meio do campo, a circunferência onde se dá o pontapé inicial deve ter um raio de 9,15 metros.
Introdução das traves e das redes no futebol
O travessão foi introduzido no futebol em 1875. Substituiu as precárias fitas de tecido que uniam as duas traves laterais. A rede apareceu em 1890, com o objetivo de identificar mais claramente a marcação dos gols.
Introdução da numeração nas camisas
A numeração das camisas foi introduzida no futebol inglês em 1939. A novidade chegou ao Brasil 10 anos depois, com o objetivo de facilitar as anotações dos árbitros ingleses que vieram apitar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eles foram contratados para que os brasileiros assimilassem as regras à arbitragem da Fifa às vésperas da Copa de 1950.
Introdução da penalidade máxima
O pênalti também foi criado em 1890, para punir as faltas dentro da área. A infração é assinalada quando um jogador da equipe que está se defendendo comete uma falta sobre o adversário dentro de sua própria grande área. A falta é cobrada da marca de pênalti, situada a 11 metros da baliza. Na cobrança, apenas o goleiro e o cobrador participam do lance. Se o goleiro se mexer antes da cobrança ou se houver invasão da área, a execução da falta tem de ser repetida.
Início do futebol no Brasil
O primeiro jogo de futebol em solo brasileiro foi disputado em 14 de abril de 1895, na várzea do Carmo, em São Paulo, entre as equipes da Companhia de Gás e da São Paulo Railway, ambas integradas por ingleses radicados em São Paulo. Placar final: Cia de Gás 2 x 4 SP Railway.
Introdução do impedimento
Uma das mais polêmicas marcações do futebol, o impedimento foi criado em 1866 e alterado em 1925. Atualmente, admite-se o passe dado em direção ao atacante que estiver na mesma linha do penúltimo defensor. Ou seja, é necessário ao menos dois adversários – na maioria das vezes, um deles é o goleiro do time rival – entre o jogador para qual a bola foi lançada e a linha de fundo do campo no momento do lançamento.
Conheça as mascotes de cada Mundial
As mascotes foram introduzidas a partir da Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra. Conheça todas as mascotes:

Nenhum comentário: